Equilíbrio na terceira idade


Equilíbrio na terceira idade
O processo de envelhecimento humano (gerontológico) cursa com a diminuição das funções do nosso corpo. E não seria diferente com nosso equilíbrio corporal.
O desgaste fisiológico e progressivo das funções do ouvido (audição e equilíbrio) é percebido pela dificuldade de ouvir e entender, queixa de tonturas, desequilíbrio e muitas vezes quedas. Doenças podem se associar ao envelhecimento deteriorando ainda mais o labirinto e suas conexõescentrais. Entre elas doenças cardiovasculares ( hipertensão arterial, insuficiência cardíaca) e metabólicas (aumento de colesterol e trigliceridios, Diabetes).
Dificuldades visuais e musculoesqueléticas ( catarata, glaucoma, visão de um olho só, artrose, osteoporose, etc) complicam os reflexos posturais e aumentam sobremaneira o risco de quedas e fraturas. Outro fator muito importante nas tonturas em idosos é a chamada polifarmácia. Idosos costumam usar vários medicamentos e não raro apresentam interações que favorecem o aparecimento de tonturas, desmaios e quedas.

Comentários