Tontura e Surdez Súbitas. O que fazer?

A tontura e a perda de audição repentina é considerada uma emergência médica. Afeta principalmente homens e mulheres entre 40 a 50 anos. A crise severa de tontura muitas vezes impede que o paciente perceba que sua audição diminuiu e doenças labirínticas graves podem iniciar o quadro dessa forma. Entre elas infarto do labirinto, tumores e doença de Ménière. O tempo entre o início dos sintomas e do tratamento é crucial para a recuperação da função labiríntica. A avaliação deve ser com médico especialista em otorrino. A primeira consulta costuma acolher um paciente assustado, incapacitado e o médico explicará o que está acontecendo. Relevante nessa ocasião expor a gravidade da situação, responder as dúvidas que costumam ser muitas e fazer os exames para confirmar o grau de comprometimento. A prescrição de medicamentos será imediata. Nesse momento firma-se a relação médico-paciente, a confiança e a segurança para apresentar formas de tratamento após a condução da fase aguda. A perda súbita da função auditiva e do equilíbrio do corpo traz aflição e a rápida busca de atendimento médico abrevia este sofrimento. Tontura e perda auditiva devem ser cuidados pelo médico otorrinolaringologista. Dra. Rita Guimarães CRM PR 9009 - RQE 3040 Otorrinolaringologista Otoneurologista Hospital de Clínicas UFPR Centro de Zumbido Curitiba

Comentários

  1. Olá! Sou Eurides tenho 43 anos tenho zumbido constante no ouvido, nos últimos 4 dias, o volume do zumbido estava significativo desde fevereiro, aumentou ainda mais e agora, sinto tontura: tento a impressão que ando para lá e para cá. Sinto meu equilíbrio fora do normal. Lugar silencioso é uma tortura.
    O zumbido apareceu aproximadamente há cinco anos. Desde lá trato ansiedade generalizada com psiquiatra, já que audiometrias ressonância não diagnosticou alteração. Em fevereiro de 2025, cai e bati com muita força minha face, lado esquerdo, o volume aumentou significativamente. Na última audiometria, em abril, apareceu uma perda leve de audição OE. Estou medicada com betaistina 24 12x12 horas. . Devo me preocupar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário