Conheça a misofonia

De acordo com a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, a misofonia é a resposta emocional ou condicionada da aversão a determinados sons. Ao ouvir o som que traz desprazer, ocorre uma reação desproporcional do sistema nervoso e do sistema límbico, sem haver alterações anormais do sistema auditivo. “Um exemplo típico é quando o paciente não suporta um som em um determinado ambiente, como uma música, mas em casa ele se sentem normal ao ouvir este mesmo som”, acrescenta. Já a fonofobia é o medo da exposição sonora. O tratamento da hipersensibilidade varia conforme o caso e é necessária a consulta a um especialista.

Comentários

  1. tenho estas sensações atribuídas à misofonia quando ouço latidos de cães, minha vizinhança é cheia deles, sem a preocupação de seus donos que eles possam estar incomodando. Aliás, isso já me levou a uma mudança de residência. Eu resumiria isso como uma tortura diária, deprimente até.
    Há algum meio de se reverter isso? Ficaria imensamente grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no Facebook, amigos:
      https://www.facebook.com/misofonia1?ref=stream

      Excluir
  2. MugoTambém passo por esse sofrimento.Eu nem sabia que isso poderia ser uma doença.
    Me mudei uma vez por causa do latido de um cachorro da vizinha. Era um latido agudo e contínuo, que, só de pensar que ao chegar à casa o ouviria, já ficava desesperada.
    Agora, em outra casa, o vizinho está com um canário curió que canta das 5 h até as 19 h. Seu canto é agudo,contínuo e irritante.Vivo com as janelas fechadas, com protetor nos ouvidos e ainda assim o bicho me incomoda.Quando olho ao redor os outros vizinhos estão com suas janelas abertas como se aquele som irritante não os afetasse. Foi aí que desconfiei que havia alguma coisa errada comigo, já que os outros suportam o que para mim é uma tortura. Vou procurar um médico e me cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no Facebook, amigos:
      https://www.facebook.com/misofonia1?ref=stream

      Excluir
  3. Tenho baixíssima tolerância a sons de pessoas falando quando estou em casa. Assim como música q vem de fora, saltos no teto, brinquedos, tv alta (essa dentro da própria casa). Pássaros gritando irritam, cachorros nem tanto. Algumas pessoas nem se abalam. Será que escuto mais que as outras pessoas. Ou os outros é que são surdos? Só um médico muito específico daria alguma importância a essas reclamações. Algum em Santos, SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Santos e misofônica também. Frequentei uma psicóloga, mas foi eu que apresentei à Sindrome à ela, pois ela desconhecia, portanto não pode ajudar muito pois não sabia muito sobre o assunto. SE souber alguém especializado na misofonia em Santos, por favor me envie um e-mail carlaperes_s@hotmail.com pois também estou à procura.

      Excluir
  4. Prezados,
    Como todos, convivo há anos com este sintoma.
    É muito intrigante ver ou ouvir uma pessoa mastigando, uma associação psicológica, que nos faz sentir raiva, evitar olhar para o objeto que desencadeia tal sentimento.
    Hoje, lendo sobre o assunto percebo que há mais do que um problema neurológico, há uma reação psicossomática, e para isso estudo desenvolver este lado, com meditação, prática de yoga, e até se desenvolver em artes marciais.
    O controle da mente supera o controle físico e dentro das artes marciais há disciplina e condicionamento mental, não vejam apenas como prática esportiva ou contato físico, é muito mais do que isso.
    Não é uma cura, pois acredito que não há cura, temos que aprender a conviver, e viver bem.
    Meu e-mail para contato é marcookami@gmail.com
    Sintam-se a vontade para podermos trocar idéias e desenvolver este aprendizado.
    Sou de São Paulo e meu nome é Marco Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no Facebook, amigos:
      https://www.facebook.com/misofonia1?ref=stream

      Excluir
    2. Olá.. gostria de discutir mais sore o assunto com vocee Marco Antonio

      Excluir
  5. Nossa, eu tenho isso desde meus 6 anos de idade, mais todos falavam que era frescura minha, eu já fui no otorrino e ele disse que não tinha nada errado com meu ouvido e sim que era um problema psicológico praticamente me chamou de doida. Até acreditei nele porque não conhecia pessoas com esse mesmo problema que eu, apenas a minha mãe, mais o dela é bem fraco quase nunca tem, então ela nao leva mto a sério. mais ela se irrita com barulho de engolir as coisas, canetas, chaves. Eu já fico irrada quando comem, engolem, mastigam, as vezes nao precisa nem fazer barulho é só mexer a boca quando comem que ja fico irritada, o ouvido da uma agonia terrível, é insuportável.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas acham que estamos com frescura. Enquanto estamos a um passo do suicídio por conta da pertubação, estresse diário, um verdadeiro inferno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no Facebook, amigos:
      https://www.facebook.com/misofonia1?ref=stream

      Excluir
  7. Durante a refeição é um inferno para mim, eu uso o garfo com uma mão e com a outra eu tampo meu ouvido. Mastigação, alguns barulhos relacionados com a boca me deixam muito irritada.
    Meu pai diz que é bobeira.
    Eu preciso de uma cura!

    ResponderExcluir
  8. Calma filhos de Deus!
    O problema não é vosso!
    Sim existe a possibilidade de ficar bem

    ResponderExcluir
  9. www.centroauditivo.com.br/aparelhos-auditivos-wave2g.php

    Seria uma solução?

    ResponderExcluir
  10. Não sei.
    Mas o caminho que aponto é outro.

    ResponderExcluir
  11. Nossa tantos sons me irritam a ponto de brigar com quem o faz.
    Me irrita de um tanto que choro de raiva.
    É escovar os dentes, respiração, mastigação.
    Vivo com fones de ouvido.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. OMG! Como é difícil lidar com esta situação! O som está presente o tempo todo em nossas vidas. Sou professa e quase piro qdo um aluno está resfriado, basta um espirro p acabar com a minha aula porque sei que vai começar a sinfonia, em dia de prova então...
    Quero sumir qdo alguém fica clicando a caneta, mexendo no estojo, batucando, girando caderno, mascando chiclete, comendo perto de mim, respirando , balançando a perna, batendo o pé, bola batendo no chão, etc, etc, etc...
    Procuro ficar sozinha, as pessoas não entendem porque não aceito convites para lugar nenhum e me isolo sempre que é possível. Minha família já se acostumou com minhas “neuras”, é assim que eu chamava até descobrir o nome correto, perto das outras pessoas, procuro disfarçar, mas é tenso, é horrível. Será que existe tratamento?

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de matar todos os cachorros do mundo juntamente com seus donos quando os cães começam a latir à noite. Ou de dia. A qualquer hora.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho isso desde que era adolescente e é um inferno, pior ainda pq não posso contar a ninguém pq sei que vão dizer que é frescura, ninguém vai me levar a sério.
    Mas é uma tortura conviver com essa doença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário