Perda auditiva x Zumbido x Intolerância à sons

Quando acontece um problema em qualquer uma das partes do ouvido, pode existir uma perda auditiva, chamada de hipoacusia, caracterizada, segundo a otorrinolaringologista e otoneurologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, de acordo com o seu tipo, grau e causa - o zumbido, som percebido na ausência de qualquer fonte de ruído externo, sendo apenas um sintoma, e não a doença, é um dos sintomas que pode ser sentido por causa dessa perda auditiva. 
A médica comenta que 85 a 90% das pessoas que possuem zumbido também sofrem com perda auditiva, e cerca de 25 a 40% de pessoas desenvolvem outro problema: a hipersensibilidade auditiva. “Ela é caracterizada quando existem sons que não atrapalham outras pessoas, mas incomodam aquele indivíduo especialmente, fazendo parecer que o mundo ‘está no volume máximo’”, descreve Rita.
A especialista lembra que existem três tipos de hipersensibilidade auditiva, a hiperacusia, a fonofobia/misofobia e o recrutamento auditivo, que foram detalhadamente explicados pela fonoaudióloga. “Quem sofre com a hipersensibilidade pode ainda sofrer com problemas de isolamento social, problemas profissionais e até no lazer, já que o mundo de hoje é um mundo muito barulhento”, conta.
A orientação de Rita pra quem sofre com esses tipos de problema (hipersensibilidade ou zumbido) é evitar o silêncio e os tampões de ouvido, procurando um profissional para possíveis tratamentos.

Comentários