GIPZ se reúne em setembro para esclarecer a contribuição da ortodontia na avaliação e no tratamento do Zumbido

A palestra de uma hora de duração será ministrada pelo ortodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler

Na próxima sexta-feira, dia 06 de setembro, acontece a já conhecida reunião de do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido (GIPZ), em Curitiba. Formado pelos especialistas Rita de Cássia Cassou Guimarães, médica otorrinolaringologista e ortoneurologista, Izabella Pedriali de Macedo, fonoaudióloga, Vivian Pasqualin, fisioterapeuta, Daniela Matheus, psicóloga e Gerson Kohler, ortodontista, as reuniões, realizadas sempre nas primeiras sextas-feiras do mês – de março a dezembro - têm como objetivo esclarecer, explicar e tirar todas as dúvidas possíveis quando o assunto é o zumbido.

No encontro de setembro, o palestrante em questão será o ortodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler, que trabalhará mais a fundo a relação entre o zumbido e a ortodontia. Segundo o especialista, o zumbido pode ser causado por mais de 200 fatores – e vários deles envolvem questões odontológicas. “Bruxismo, má oclusão dentária, excesso de força na musculatura facial e apertamentos podem ser responsáveis pelo surgimento do ruído, produzido internamente pelo organismo e ouvido na cabeça ou nos ouvidos. Os aspectos odontológicos podem causar o zumbido, influenciar a sua intensidade ou agravar o quadro quando o sintoma já existe por outros motivos”, destaca o especialista.

Porém, Köhler ressalta que antes de chegar ao consultório de um ortodontista ou ortopedista facial, o paciente deve procurar um otorrinolaringologista. Este é o médico que irá descartar as causas mais comuns e fazer o encaminhamento para outras especialidades conforme o caso. “Mais de uma causa pode se manifestar em um mesmo indivíduo, por isso é fundamental investigar o caso de maneira minuciosa. O paciente deve ter paciência, pois o diagnóstico envolve diversas fases e pode ser um pouco demorado”, acrescenta.

As reuniões do GIPZ

A primeira hora dos encontros é destinada a palestra ministrada por um dos especialistas. A segunda hora é dedicada ao esclarecimento de dúvidas dos presentes e a troca de experiências entre os pacientes. "Não fazemos consultas e nem vemos exames. Nosso objetivo é dar direcionamentos e esclarecimentos sobre o zumbido", enfatiza a otorrinolaringologista e coordenadora do grupo, Rita Guimarães.
Rita destaca que o conhecimento é fundamental para aumentar a qualidade de vida dos pacientes com zumbido. “Com as informações necessárias, eles percebem que o ruído é um sintoma que tem tratamento e não oferece riscos à saúde. Descobrem que ele não causa surdez, não afeta problemas psicológicos e nem desencadeia qualquer enfermidade. Assim como a febre, o zumbido indica que algo está errado no organismo e é este agente que devemos eliminar”, conclui a coordenadora.
As reuniões acontecem todos os meses na primeira sexta-feira do mês (nesse caso, dia seis de setembro), no 5º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba. Os encontros têm início as 14 horas e a entrada é franca.
O telefone de contato para participar das reuniões e tirar demais dúvidas é o (41) 3225-1665.

Comentários