Dra. Rita Guimarães no Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial

O evento contará com a presença de palestrantes internacionais e terá como foco as mais diversas abordagem sobre otorrinolaringologia

Durante o período de 20 à 23 de novembro, acontece o 43° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial, promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL CCF) em São Paulo, no Anhembi.

Contanto com a presença de palestrantes internacionais vindos da Itália, EUA, Alemanha, Canadá, Espanha, Austrália, Colômbia, França, Dinamarca e Bélgica – além dos melhores profissionais brasileiros – o evento abordará os mais diversos temas e descobertas científicas sobre otorrinolaringologia.

A Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista, de Curitiba, PR, foi convidada para participar de uma mesa redonda no evento, em que os assuntos serão as disautonomias (desmaios) relacionados a doenças labirínticas. Além disso, a profissional ministrará um minicurso sobre zumbido e disfunção craniomandibular.

Sobre a mesa redonda em que participará, a especialista explica que A Disautonomia é um transtorno provocado pela disfunção do Sistema Nervoso Autônomo (SNA). “O SNA controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão, pressão arterial, o aumento da frequência respiratória, os movimentos peristálticos, a excreção, respostas reflexas (automático) e musculatura lisa (cardíaca e glândulas exócrinas). Esse sistema também é responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente” resume Rita.

Quando acontece um desequilíbrio do SNA, surge a disautonomia, que é a disfunção do sistema autônomo. “Ela pode se manifestar de diversas maneiras e causar alguns problemas, como desmaios, dores de cabeça, tontura, sudorese, entre outras”, diz a especialista.


Para maiores informações sobre a disautonomia e sua relação com o labirinto – assim como mais conhecimento sobre zumbido e disfunção craniomandibular e demais cursos, palestras e mesas redondas que serão apresentadas no evento, as inscrições estarão abertas no dia de abertura do Congresso. Segue o site do evento, com o nome dos demais palestrantes e todos os dados necessários: http://www.sborl.org.br/43cbo/default.asp

Comentários