Acompanhado de perto pela Rede Evangelizar de Televisão, o GIPZ retomou suas atividades em 2014



Com palestra ministrada pela Dra. Rita Guimarães, o assunto do encontro foi "O que é zumbido e seus graus de incômodo"

Sexta feira passada, 7 de março, aconteceu a primeira reunião de 2014 do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido (GIPZ), em Curitiba. O Grupo, formado pela médica otorrinolaringologista e ortoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, pela fonoaudióloga Izabella Pedriali de Macedo, pela fisioterapeuta Vivian Pasqualin, pela psicóloga Daniela Matheus e pelo ortodontista Gerson Kohler, realizou o primeiro encontro do ano no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Acompanhado de perto – e registrado – pela Rede Evangelizar de Televisão, o encontro teve início com a Dra. Rita falando um breve histórico do grupo e o apresentando para os presentes, afinal, muitos deles nunca haviam ido ao GIPZ.

Com o apoio de vídeos didáticos, a especialista comentou sobre o que é o zumbido, quais as principais causas e o que pode ser feito para evitar que ele se torne um incômodo muito grande na vida das pessoas. “Apesar de ser um sintoma e não ser uma doença, o zumbido é um problema que afeta 28 milhões de pessoas no Brasil e que tem mais de 200 causas conhecidas. Para lidar com ele, a equipe interdisciplinar do GIPZ oferece informações científicas e atualizadas, de fácil compreensão para ajudar as pessoas”, explicou a coordenadora do grupo.

O zumbido pode ser consideravelmente melhorado, e, em determinados casos, com o tratamento adequado, até eliminado. “Seguindo as orientações do GIPZ é possível ter uma boa qualidade de vida. Há uma sensação de ‘conforto’ em saber que você não é o único que sofre com esse sintoma e que mudançs de stitude em relação ao zumbido trazem mudanças significativas na percepção do zumbido”, explica Rita.

As reuniões acontecem todos os meses no 5º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, e em cada encontro serão apresentados novos temas relacionados ao Zumbido. A próxima reunião acontece dia 4 de abril, e o assunto que discutido será “Causas e exames médicos e audiológicos para o diagnóstico do zumbido”, com a palestra ministrada em conjunto pela Dra. Rita Guimarães e pela fonoaudióloga Izabella Pedriali de Macedo.

O telefone de contato para participar das reuniões e tirar demais dúvidas é o (41) 3225-1665.

Comentários