É hoje o reinício do GIPZ!



 O Grupo de Informação para Pessoas com Zumbido reinicia hoje. A palestra do encontro será ministrada pela coordenadora do grupo, Dra. Rita Guimarães

Hoje, o Grupo de Informação para Pessoas com Zumbido (GIPZ) de Curitiba retoma suas atividades em 2014. Formado pelos especialistas Rita de Cássia Cassou Guimarães, médica otorrinolaringologista e ortoneurologista, Izabella Pedriali de Macedo, fonoaudióloga, Vivian Pasqualin, fisioterapeuta, Daniela Matheus, psicóloga e Gerson Kohler, ortodontista, as reuniões, realizadas sempre nas primeiras sextas-feiras do mês – de março a dezembro - têm como objetivo esclarecer, explicar e tirar todas as dúvidas possíveis quando o assunto é o zumbido.

No primeiro encontro do ano, a palestrante será a coordenadora do grupo, Dra Rita Guimarães, que tratara do tema “O que é zumbido e seus diferentes graus de incômodo”. Segundo a especialista, apesar de ser um sintoma e não uma doença, o zumbido é uma enfermidade que precisa ser tratada com importância, afinal, afeta 28 milhões de pessoas no Brasil - e tem mais de 200 causas conhecidas. 

“Com o tratamento adequado e informações atualizadas sobre o zumbido, o paciente se sente mais seguro e tem mais chances de melhora. O sintoma pode ser consideravelmente melhorado e em determinados casos até eliminado com o tratamento adequado, - e é perfeitamente possível obter uma boa qualidade de vida seguindo as orientações do GIPZ“, exalta a especialista.

Para as pessoas que nunca foram aos encontros, o GIPZ é um grupo que existe há mais de dez anos – e antigamente era chamado de GAPZ. Com duas horas de duração a cada encontro, as reuniões são divididas da seguinte forma: a primeira hora é destinada a palestra ministrada pelos especialistas, que varia a cada encontro, e a segunda hora é dedicada ao esclarecimento de dúvidas dos presentes assim como a troca de experiências entre eles. "Não fazemos consultas e nem vemos exames. Nosso objetivo é dar direcionamentos e esclarecimentos sobre o zumbido", enfatiza.

Rita destaca que o conhecimento é fundamental para aumentar a qualidade de vida dos pacientes com zumbido. “Com as informações necessárias, eles percebem que o ruído é um sintoma que tem tratamento e não oferece riscos à saúde. Descobrem que ele não causa surdez, não afeta problemas psicológicos e nem desencadeia qualquer enfermidade. Assim como a febre, o zumbido indica que algo está errado no organismo e é este agente que devemos eliminar”, conclui a coordenadora do grupo.
As reuniões acontecem todos os meses na primeira sexta-feira do mês (nesse caso, dia sete de março), no 5º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba. Os encontros têm início as 14 horas e a entrada é franca.
O telefone de contato para participar das reuniões e tirar demais dúvidas é o (41) 3225-1665.

Comentários