Crianças sofrem com infecções nos ouvidos


Otite é o termo médico que designa as infecções que afetam os ouvidos. As otites podem se desenvolver nos ouvidos externo ou médio. "A otite externa é associada à proliferação de bactérias. O desenvolvimento destes micro-organismos é causado pela entrada de água no canal auditivo durante banhos na piscina ou mar e também pela inserção de objetos nos ouvidos", explica a médica Rita de Cássia.

A médica alerta que a introdução de objetos nos ouvidos, como hastes de algodão, favorece o surgimento de infecções, já que eles podem empurrar a cera para o interior do canal auditivo. O resultado é a retenção de água e o surgimento de fungos e bactérias. "Os ouvidos devem ser secos com uma toalha limpa e o dedo não pode entrar lá dentro da orelha. A secagem deve ser feita somente na parte externa. Isso evita lesões no tímpano e outras consequências danosas para o órgão e suas funções", observa Rita.

A otite média é caracterizada pela inflamação da mucosa do ouvido médio. As queixas do paciente são febre, acúmulo de secreção na região e sensação dolorosa intensa. Sinusite, gripe, rinite alérgica e hipertrofia das amígdalas e da adenoide podem causar o problema. "A infecção respiratória congestiona as vias aéreas superiores e a passagem de ar para os ouvidos fica bloqueada por causa do excesso de secreção. Neste caso, o recomendado é tratar a otite média e também a doença que afeta o sistema respiratório", ressalta a especialista.

A classificação das otites depende da evolução da infecção e da duração do processo inflamatório. A aguda, apesar ser mais dolorosa, é considerada mais amena e a crônica é grave, exigindo uma atenção ainda maior. Seguir as orientações médicas é fundamental para eliminar a enfermidade. "É importante seguir as orientações corretamente e fazer todo o tratamento. A interrupção das estratégias indicadas pelo médico pode comprometer a saúde dos ouvidos", avisa Rita.

O uso de receitas caseiras para tratar qualquer doença nos ouvidos é reprovado pelos profissionais da área. É essencial procurar um médico assim que surgirem dores, coceiras intensas ou alterações na audição.

Comentários