Cuidado com a cinetose



A cinetose corresponde a uma dificuldade do cérebro em interpretar o real estado de estática ou movimentação do corpo. A sensibilidade à cinetose é individual, comum na infância e em parte transmitida geneticamente.É um distúrbio que pode ser relacionado com a enxaqueca - crianças e jovens com esse tipo de problema, muitas vezes na idade adulta ou na puberdade têm crises de enxaqueca, - mas normalmente é erroneamente confundida com a labirintite - que é normalmente causada por um processo inflamatório que afeta o labirinto, estrutura que está dentro do ouvido, enquanto a cinetose é apenas um erro de interpretação dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio.

O distúrbio ocorre quando o cérebro recebe informações desconexas que podem ser enviadas pelos sistemas visual (olhos), vestibular (labirinto, que cuida do equilíbrio do corpo) ou proprioceptivo (receptores sensitivos nos músculos, tendões e articulações), sendo que qualquer alteração em um desses sistemas ocasiona sintomas de desequilíbrio e enjôo. “Essa falta de comunicação entre os três sentidos causa o mal estar, pois o corpo está parado, mas o ambiente está em movimento, o que gera um conflito de informações e perturbação do equilíbrio corporal”, comenta a Dra. Rita de Cássia.

O mal-estar causado pela cinetose pode também surgir ao andar a pé, utilizar esteira ou mesmo assistir cenas de movimento, bem como pode ser desencadeado por filmes e programas de televisão que tenham muitas cores brilhantes e alterações de foco. Os efeitos em geral ocorrem ainda durante a atividade que os desencadeia, mas também podem surgir horas depois. Esta condição afeta tanto crianças quanto adultos, porém, com a evolução da idade, esse problema tende a se minimizar ou desaparecer por completo.

Comentários