Surdez é apontada como causa de demência entre os idosos



No Dia dos avós, saiba como ajudar na prevenção do seu ente querido

No dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. Com a idade avançada nosso corpo sofre modificações no seu funcionamento e os idosos ficam mais vulneráveis às doenças. Um desses casos é  a surdez. Segundo estudo da revista The Lancet, problemas auditivos são causa de demência entre as pessoas com 65 anos ou mais. Nessa idade, a audição pode apresentar algum grau de diminuição, principalmente em frequências agudas/altas. Por isso é primordial a prevenção e o tratamento desse problema. 

A Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR e coordenadora do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido (GIPZ - Curitiba), destaca a importância do tratamento logo no início, ao menor sinal de alteração na audição dos idosos. “É importante ir ao otorrinolaringologista para que a doença não interfira na comunicação”, relata a professora de medicina da UFPR.

A surdez do idoso se caracteriza como consequência normal e comum do envelhecimento de todas as partes do sistema auditivo, isto é, da orelha externa, das células auditivas da cóclea até a regiãoauditiva cerebral. Sua causa está relacionada à junção de fatores como a história auditiva do paciente, se ele foi ouvinte de sons altos, ruído ocupacional ou traumatismos. Por isso, a prevenção, segundo a Dra. Rita Guimarães é evitar esse histórico de ruídos intensos durante a vida, e em relação ao tratamento, ele deve ser o mais rápido possível, assim que aparecerem os sintomas. A reabilitação auditiva tem duas etapas: a adaptação de aparelhos auditivos lembrando que casos severos podem se beneficiar do implante de eletrodos dentro da cóclea. Ambos possibilitam que os sons cheguem até a área auditiva do cérebro. A segunda etapa é o treinamento auditivo para facilitar a compreensão dos sons. O tempo de espera até colocar os aparelhos auditivos priva as áreas de memória de informações. A reabilitação auditiva melhora
 a audição, o entendimento da fala, o zumbido e previne prejuízos cognitivos como a demência.

Comentários