Zumbidos podem ter origem muscular?




Reunião do GIPZ em julho discute as origens do zumbido pelo corpo

No dia 5 de julho, o Grupo de Informação à Pessoas com Zumbido - GIPZ - traz uma discussão sobre o impacto dos músculos sobre sintoma. A fisioterapeuta Vivian Pasqualin será a palestrante do tema “Músculos podem causar zumbido?”, trazendo informações de mais um tipo de causa entre as mais de 200 que podem ocasionar zumbido: as dores musculares.

Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista, é responsável pelo GIPZ e afirma que a “tinnitus” tem inúmeros diagnósticos possíveis, um deles é em caso de tensão muscular. “Nosso corpo provoca reações a fim de aliviar a tensão libertando algumas substâncias que estimulam as células do labirinto. Assim, elas enviam sinais ao cérebro mesmo em profundo silêncio”, explica Rita.

O zumbido portado através de dores musculares pode ter duas origens distintas: a mecânica, oriunda de pouco sono ou má mastigação, por exemplo; e psíquica, devido a transtornos mentais, como ansiedade, estresse ou depressão. Para tratar, os especialistas indicam o tratamento com fisioterapia, que vai contribuir para que a musculatura funcione da forma correta e de acordo com sua função, otimizando a qualidade de vida do paciente.

A integração entre várias áreas da saúde é um dos pontos focais do GIPZ já que o zumbido pode ter causas variadas, é preciso entender como a patologia em uma região pode afetar outra. A reunião acontece no dia 5 de julho, às 14 horas, no Anfiteatro de Otorrinolaringologia da UFPR. A entrada é franca.

Serviço: Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido – GIPZ.

Local: Anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 5º andar, Anfiteatro de Otorrinolaringologia
Palestrante: Fisioterapeuta Vivian Pasqualin.

Tema: Músculos podem causar zumbido?

Data: 05 de julho de 2019.

Horário: Das 14 às 16 horas.

Contato: (41) 99216-9009.

O GIPZ é gratuito.

Comentários