Novembro Laranja: o que significa

Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido e explica sobre os cuidados com esse problema
Durante todo o mês de novembro, se celebra o Novembro Laranja, campanha que alerta para a prevenção e o tratamento do zumbido, aquele som que é percebido nos ouvidos ou na cabeça. Mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com essa sensação, entre trabalhadores da indústria e construção civil a jovens estudantes que utilizam muito seus fones de ouvido.
Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Sâo Paulo que realizou testes com 170 jovens de 11 a 17 anos ilustra que mais da metade dos jovens (54,7%) informaram ruídos nos últimos meses. Destes, 51% disseram que sentiram zumbido logo após usar fones de ouvido por muito tempo ou ao saírem de um ambiente muito barulhento. O Novembro Laranja serve também para a conscientização para o uso excessivo de fones de ouvido.
A Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR, explica como os fones de ouvido podem ser prejudiciais aos adolescentes: “Fones usados em volume alto são extremamente prejudiciais aos ouvidos, contribuindo com o aparecimento do zumbido. A lesão auditiva inicial é percebida como zumbido e pode ser reversível porém se não houver interrupção da exposição instala-se a perda de audição definitiva”.
O zumbido também pode aparecer em decorrência de níveis altos de ruído no ambiente, por muito tempo, não só por fones de ouvido. Presença em festas, baladas ou shows pode comprometer a audição e provocar o zumbido. O zumbido pode ser percebido de maneiras diferentes de  de pessoa a pessoa, causando desde um pequeno incômodo até um grande estresse e impossibilitando a execução das tarefas do dia a dia. A exposição ao barulho é uma das causas mais comum de zumbido.
Estudos mostram que 95% da população já ouviram zumbido pelo menos uma vez na vida e até 17% apresentam o sintoma. Por isso a otorrinolaringologista e especialista em zumbido do Hospital de Clínicas da UFPR, Dra. Rita Guimarães, fala além da prevenção também das armas para o tratamento do zumbido. “O uso de protetores auditivos é importante para prevenir perdas auditivas e por consequência o zumbido”. 
Uso consciente de fones de ouvido de boa qualidade, em volume de até 60% da potência do equipamento por no máximo 60 minutos e 
 ir rotineiramente ao médico ajuda a detectar mais rapidamente os sintomas.

Comentários