Dia dos Professores -15 de Outubro

Professoras de educação infantil possuem problemas de audição

O dom de ensinar não está inerente a todas as pessoas, mas sim em apenas alguns mestres que se dedicam a essa linda e cansativa tarefa.

Desde a Educação Infantil até a Universidade, os professores estão presentes em cada etapa do nosso aprendizado.

Mais agravado na educação infantil, a audição dos professores podem sofrer perdas pelo constante e elevado volume nas salas de aula. Essa exposição frequente pode gerar zumbidos intermitentes pela fadiga auditiva. É o que afirma o otorrinolaringologista e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Fayez Bahmad. Segundo o médico, a fadiga auditiva é uma queixa frequente em seu consultório. “Posso afirmar que 10% dos pacientes que atendo por mês são profissionais da Educação que chegam reclamando de incômodos na audição”.


Sobre os sintomas de fadiga auditiva, alguns são:

  • Dificuldade de compreender o que os outros falam;

  • Sensibilidade a ruídos;

  • Zumbido no ouvido.


Um estudo publicado em 2018 pela University of Gothenburg, na Suécia, mostrou que sete em cada dez professoras da Educação Infantil tinham dificuldades de audição. A pesquisa feita apenas com mulheres revela que, das 4.718 educadoras entrevistadas, 71% apresentaram fadiga auditiva causada por ruídos induzidos e 46% dificuldade de compreensão de fala.


Às pessoas, principalmente professores, que sentem alguns desses sintomas, é importante procurar um otorrinolaringologista para que sejam tratados imediatamente e não causem maiores problemas que podem ser constantes e permanentes. 


Comentários