Zumbido e Vertigem: Formas de Tratamento
Doenças labirínticas costumam desencadear perda de audição, zumbido e vertigem. Dentre as doenças do
labirinto estão a doença de Menière, a perda auditiva e o desequilíbrio corporal próprios do envelhecimento do ouvido interno, doenças metabólicas e vasculares como diabetes e hipertensão arterial e toxicidade de alguns medicamentos.
O zumbido pode ser o primeiro sintoma de uma doença labiríntica e por isso recomenda-se avaliar a função auditiva e do equilíbrio em pacientes com zumbido mesmo sem queixa de vertigem ou tontura.
As células sensoriais do labirinto enviam informações elétricas sobre os sons e os movimentos do corpo para centros do sistema nervoso central onde também encontramos conexões importantes entre a função auditiva e de controle dos movimentos e posturas do nosso corpo. Doenças neurológicas que afetem essas vias podem causar tontura e zumbido como a enxaqueca.
Por afetar significativamente a vida das pessoas seja qual for a doença manifestada pelos sintomas da vertigem e o do zumbido, é necessário investigar e tratar as condições.
A Otoneurologia é a área de atuação médica que diagnostica os transtornos auditivos e vestibulares. Uma vez confirmada a doença e as suas causas, existem tratamentos adequados que promovem a cura, controle e a reabilitação da audição e do equilíbrio corporal.
Dra. Rita Guimarães
CRM PR 9009 - RQE 3040
Otorrinolaringologista
Otoneurologista
Hospital de Clínicas UFPR
Centro de Zumbido Curitiba
Comentários
Postar um comentário