ITS acontece pela primeira vez na América Latina

No último sábado (19) foi encerrada a 10ª edição do International Tinnitus Seminar (ITS 2011), evento que reúne a maior comunidade de zumbido do mundo. O congresso aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 19 de março, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina.
Rita de Cássia C. Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR e coordenadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ), fez parte da comissão organizadora nacional e apresentou o trabalho científico “The Cochlear Implant in the Treatment of Tinnitus”. “Este é um estudo que fiz sobre o implante coclear no tratamento de zumbido e a melhora da qualidade de vida do paciente”, explica a médica.
Segundo Rita de Cássia, o evento foi excelente, com mais de 250 participantes e transmissão ao vivo pela internet para quem não pôde estar presente. “É a primeira vez que o ITS acontece na América Latina e é de extrema importância sediar um evento mundial sobre o zumbido, um sintoma tão prevalente na população brasileira”, destaca.
O evento contou com a presença de pesquisadores renomados de mais de 23 países, que trouxeram pesquisas de ponta para a área. “O ITS superou as minhas expectativas, pois tive a oportunidade de apresentar um trabalho científico e de ter contato próximo com os palestrantes. A maneira informal como foi conduzido propiciou a troca de informações importantes sobre o zumbido”, observa.
A otorrinolaringologista comenta ainda que o congresso teve pouquíssimos materiais impressos e o papel utilizado era reciclado. “Foi um ecomeeting, que além de discutir questões de saúde também mostra a importância da sustentabilidade. Outro ponto relevante diz respeito as palestras, que estarão disponíveis na internet durante três meses”, finaliza. 

Comentários