Surdez causada pela meningite pode ser irreversível



O problema que mais preocupa os especialistas em relação à meningite bacteriana é que a deficiência auditiva causada pela doença é na maioria dos casos irreversível. “Entre os tratamentos para recuperar a audição e promover mais qualidade de vida para o paciente é o uso de aparelhos auditivos, amplificação sonora e o implante coclear. O implante é a última alternativa e é indicado para casos específicos. Ele estimula de forma elétrica as fibras nervosas, possibilitando a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo”, destaca Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFPR.

Comentários

  1. Minha mãe ficou surda por sequela dessa doença. Hj ela tem 42 anos e isso aconteceu quando ela tinha sete anos de vida, ainda há algum jeito pra ela poder ouvir?

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 38 anos e perdi a audição aos 15 anos, também por causa desta doença e até hoje não vi um caso como este ser resolvido.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um filho de 18 anos,que esta perdendo aos poucos o medico falou que as células estão morrendo e é irreversível,mesmo com o aparelho ele esta perdendo a audição...

    ResponderExcluir

Postar um comentário