Música para os ouvidos

Enriquecimento sonoro ajuda a diminuir a percepção do zumbido.

Ontem (04/10) foi realizada a reunião do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ) do mês de novembro. No encontro a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães falou sobre a Terapia de Retreinamento do Zumbido, em inglês Tinnitus Retraining Therapy (TRT). “Esta abordagem definitiva é baseada em dois princípios: a orientação e o enriquecimento sonoro. O zumbido é desmistificado durante as consultas e o paciente é orientado a evitar o silêncio com a ajuda de determinados sons, mas sem mascarar o ruído”, explica a especialista, que coordenada o grupo.
O tratamento dura entre 18 e 24 meses e atua graças a neuroplasticidade do cérebro, ou seja, a sua capacidade de adquirir novos comportamentos ou de reaprender uma função. “Com a repetição dos estímulos o cérebro aprender a não respondê-los e esta atitude fica guardada na memória. Desta forma a reação a determinado estímulo desaparece. Com este mecanismo a TRT contribui para a habituação da reação ao zumbido e da sua percepção. É um método desenvolvido pelo neurocientista polonês Pawel Jastreboff”, esclarece.
A TRT é indicada para zumbido uni ou bilateral, independente da causa. O principal objetivo é diminuir a percepção do zumbido e eliminar o incômodo que ele causa. Com as mudanças no reconhecimento cerebral do sintoma zumbido as alças que ele tem com o Sistema Límbico, responsável pelas emoções, e com o Sistema Nervoso Autônomo são desativadas. “Assim o zumbido deixa de ser uma ameaça ao indivíduo e o sinal que o codifica é descartado. Em 80% dos casos os resultados são positivos no âmbito da redução da percepção do barulho”, observa.
O enriquecimento sonoro é feito com um som neutro, contínuo e monótono em baixa intensidade, de maneira que seu volume não ultrapasse o zumbido, proporcionando estimulação cerebral contínua. “O tipo de som varia de acordo com o paciente. Podem ser usados sons ambientais, geradores de som que produzam uma espécie de barulho neutro, uso do aparelho auditivo para melhorar a audição e aumentar o fluxo de sons que chegam às vias auditivas e até mesmo o implante coclear”, aponta.
Uma nova estratégia utilizada na terapia sonora para o zumbido que chegou ao Brasil é o Neuromonics. O enriquecimento sonoro é feito com som neutro e uma música armazenados em um cartão de memória, gravado conforme o perfil de audição de cada paciente. “Além de tirar o foco de atenção do zumbido, o método induz o relaxamento nos momentos de maior incômodo. O paciente sente que tem controle sobre o ruído. A duração do tratamento é de seis a oito meses”, acrescenta a médica, que recebeu treinamento nos EUA para aplicar esta técnica.
Quem quiser saber mais sobre o zumbido, compartilhar sua história com outros pacientes e receber orientações sobre como obter tratamento pode comparecer no próximo encontro do GAPZ, que será realizado no dia 02/12. Na última reunião do ano serão apresentados os casos de sucesso do tratamento do zumbido, com o testemunho de pessoas que conseguiram vencer este obstáculo. No final será feita uma confraternização com todos os participantes.

GAPZ
O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ) tem a missão de informar e atualizar as pessoas sobre o que é, as causas, consequências e tratamentos para o zumbido, visando melhorar a qualidade vida e dar esperança a quem sofre com o problema. As palestras contam com especialistas de diversas áreas como médicos otorrinos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, que dão orientações e esclarecem as dúvidas dos presentes. 
Os encontros do GAPZ acontecem todas as primeiras sextas-feiras do mês, no 5º andar do anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a partir das 14 horas. O evento é aberto para qualquer pessoa, a entrada é gratuita e quem quiser colaborar pode fazer a doação de um produto de higiene pessoal. Mais informações sobre o próximo encontro podem ser obtidas através do fone             (41) 3225-1665      .

Serviço: Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido
Próximo encontro: 02 de dezembro de 2011
Tema: Apresentação de casos de sucesso no tratamento do zumbido
Palestrante: Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista e coordenadora do GAPZ Curitiba
Horário: a partir das 14h
Local: 5º andar anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Agendamento de presença e mais informações:             (41) 3225-1665      
Entrada livre

Comentários