sábado, 24 de maio de 2014

Você conhece Brenda Costa, a top model que possui deficiência auditiva?

Referência no cenário de moda baiano, a top model internacional Brenda Costa Brenda é é surda de nascença, mas consegue falar o básico para se comunicar.
Com apenas 28 anos e considerada uma das modelos mais sensuais de sua geração, ela representa uma lição de vida, de batalha, perseverança e sucesso, que inclui a participação em grandes campanhas como as da L’Oréal, Perfume Bourjois Guerlain, El Corte Inglés e Nívea Mundial, além de já ter sido capa da ELLE francesa e da Vogue Espanha. Em seu currículo, vale mencionar ainda a realização de editoriais com o renomado fotógrafo Mario Testino e catálogos para a Victoria Secret.
Brenda começou a carreira aos 16 anos. Ela se dirigiu a uma agência para fazer um apontamento, mas o diretor a recusou por causa de sua deficiência auditiva. Desapontada e chorando bastante, a então candidata a modelo desceu o elevador em direção à saída, quando foi interpelada pelo dono da agência que questionou o motivo de tanta tristeza. Pergunta que de pronto foi respondida por sua mãe, que a acompanhava. Indignado com a situação, o homem (que tinha inclusive um filho com a mesma dificuldade física) ordenou que ela voltasse imediatamente e de pronto a incluiu no casting da empresa. Na semana seguinte, ela já começou a trabalhar.
Brenda ama o que faz, mas admite que enfrentou, e ainda enfrenta, muitas dificuldades devido à sua surdez. No início, ainda nova, teve que aprender a viajar sozinha, mas, graças ao incentivo dos pais, conseguiu desenvolver a fala com a ajuda de profissionais – terapeutas e fonoaudiólogos. Hoje, consegue se expressar e entender as pessoas graças à leitura labial. Também, investiu em um implante coclear, cirurgia que permite recuperar parte da audição. Um ganho que afirmou estar se concretizando a cada dia.
A top afirmou que deseja participar de um projeto sério em combate ao preconceito contra deficientes auditivos para mostrar que eles são capazes de se desenvolver e desempenhar papéis produtivos na sociedade. Pontuou que todos nós temos algum tipo de deficiência, mas isso não impede que sejamos capazes de vencer. A vontade de ajudar foi o alicerce para a publicação de seu livro “A Bela do Silêncio”, em que narra a sua própria historia de superação e força de vontade para incentivar pessoas, deficientes ou não, e chamar atenção para a questão do preconceito. Expor sua trajetória, à qual se orgulha bastante, e agradecer a quem fez parte dela também a motivaram a escrever a publicação.

Fonte: http://aparelhoauditivo.com/deficiente-auditivo/a-historia-da-top-model-brenda-costa-e-a-superacao-de-sua-deficiencia-auditiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário