GIPZ de junho discute a relação entre zumbido e qualidade de vida




A palestra de uma hora de duração será ministrada pela psicóloga Daniela Matheus

Na primeira sexta-feira de junho, dia seis, acontece a reunião mensal do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido (GIPZ), em Curitiba. Formado pelos especialistas Rita de Cássia Cassou Guimarães, médica otorrinolaringologista e ortoneurologista, Izabella Pedriali de Macedo, fonoaudióloga, Vivian Pasqualin, fisioterapeuta, Daniela Matheus, psicóloga e Gerson Kohler, ortodontista, as reuniões têm como objetivo esclarecer, explicar e tirar todas as dúvidas sobre zumbidos.

No encontro de junho, a palestrante será a psicóloga Daniela Matheus, que trabalhará com o tema “Zumbido x Qualidade de vida”. Segundo a especialista, os pacientes precisam saber a importância da psicologia no tratamento desse problema. “Ela pode atuar como suporte, quando a causa é orgânica, ou como tratamento central, quando a causa é psicológica”, explica. 

O zumbido, na maioria dos casos, se manifesta como um sintoma leve, mas em alguns pacientes pode afetar seriamente a qualidade de vida, chegando a interferir no trabalho, na vida cotidiana e causando até depressão ou outros transtornos mentais. Sem orientação, a pessoa que tem zumbido fica ainda mais estressada e ansiosa para acabar de vez com esse incômodo – e esse estado emocional só faz com que o quadro do piore. 

As reuniões do GIPZ

A primeira hora dos encontros é destinada a palestra ministrada por um dos especialistas, enquanto na segunda hora os presentes têm a liberdade de trocar experiências e fazer perguntas aos especialistas. “Durante o GIPZ nós não fazemos consultas e nem vemos exames. Nosso objetivo é dar direcionamentos e esclarecimentos sobre o zumbido", enfatiza Rita, coordenadora do grupo.
As reuniões acontecem todos os meses na primeira sexta-feira do mês (nesse caso, dia seis de junho), no 5º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba. Os encontros têm início as 14 horas e a entrada é franca.
O telefone de contato para participar das reuniões e tirar demais dúvidas é o (41) 3225-1665.

Comentários