Entenda porque as mulheres são mais atingidas por vertigens e tonturas

Em virtude, da mudança brusca dos níveis hormonais das mulheres no ciclo menstrual, são mais propensas há terem tonturas. Estes sintomas podem ser confundidos com outras doenças ou síndromes, como, pressão baixa, insolação, anemia, entre outras.
De acordo com a Dra. Rita de Cássia, “A retenção de sódio e água que ocorre no período menstrual pode levar a um quadro clínico labiríntico semelhante à doença de Ménière - distúrbio complexo e progressivo no ouvido interno, cujos sintomas incluem tontura, vertigem, perda de audição e zumbido”.
As tonturas labirínticas e a dor de cabeça são sintomas comuns no período menstrual devido à ação do hormônio estrogênio em áreas do sistema nervoso central ligadas à enxaqueca e ao ouvido interno.
Neste caso, o acompanhamento médico é fundamental, como ressalta a Dra. Rita, “Por isso é tão importante procurar um médico otoneurologista para tratar das tonturas e demais questões ligadas ao equilíbrio, nesta fase da vida, já que esse é um mal que pode acompanhar a pessoa por muito tempo se não for levado a sério e ter tratamento correto”.

Comentários