Hipersensibilidade Auditiva


O ouvido é uma estrutura complexa e delicada, formada, principalmente, por três partes principais: o ouvido externo, o médio e o interno, Izabella começou a explicar. “O ouvido externo é o responsável por receber as ondas sonoras. No ouvido médio é onde acontece a transformação dessas ondas em vibrações mecânicas, que serão transmitidas para a próxima parte, o ouvido interno. O ouvido interno é o responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Ali, as vibrações estimulam os receptores e se transformam em impulsos nervosos que vão alcançar o sistema nervoso central, via nervo acústico”, esclarece Izabella.



Quando acontece um problema em qualquer uma das três partes do ouvido, pode existir uma perda auditiva, chamada de hipoacusia, que é caracterizada de acordo com o seu tipo, grau e causa, - e o zumbido é um dos sintomas que pode ser causado por essa perda auditiva gerada por qualquer problema em uma das partes do ouvido. “Sempre vale lembrar que o zumbido é uma consequência, um sintoma de alguma outra patologia. Ele nada mais é do que um som percebido na ausência de qualquer fonte de ruído externo. É preciso entender que não se trata o zumbido, e sim a sua causa”, explica Izabella.



A especialista lembra que 85 a 90% das pessoas que possuem zumbido também sofrem com perda auditiva, e cerca de 25 a 40% de pessoas que sofrem com zumbido também desenvolvem outro problema: a hipersensibilidade auditiva. “Ela é caracterizada quando sons que não atrapalham outras pessoas, mas incomodam aquele indivíduo especialmente de forma que pareça com que o mundo esteja no volume máximo”, descreve Izabella.



A especialista lembra que existem três tipos de hipersensibilidade auditiva, a hiperacusia, a fonofobia/misofobia e o recrutamento auditivo, que foram detalhadamente explicados pela especialista que também indicou um livro sobre esse assunto aos presentes, chamado de “Tortured by Sound” da escritora Carol Lee Brook, em que a escritora descreve como se sentia ao conviver com a hipersensibilidade auditiva: “Com medo do mundo”.



Izabella comenta que quem sofre com a hipersensibilidade pode sofrer com problemas de isolamento social, problemas profissionais e até no lazer, já que o mundo de hoje é um mundo muito barulhento. A orientação da especialista pra quem sofre com esses tipos de problema (hipersensibilidade ou zumbido) é evitar o silêncio e os tampões de ouvido.

Comentários