Álcool e audição: mistura que não combina




Consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode afetar o sistema auditivo


No Dia Nacional ao Combate ao Alcoolismo, é preciso ficar atento a como o álcool pode degradar o nosso corpo e aos cuidados que se deve tomar com ele.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2010 cerca de 300 milhões de pessoas no mundo tinham problemas com zumbido. A ‘tinnitus’, como também é conhecida, pode ser causada por inúmeras razões. Uma das mais comuns é o consumo excessivo de álcool.
Ingerir grande quantidade dessa substância pode gerar vasoconstrição das artérias que irrigam o ouvido.  O chiado, que dá sensação de uma abelha violenta zanzando pela nossa cabeça é incômodo.

A Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista e mestre em clínica cirúrgica pela UFPR, explica que o zumbido é terrível para nossa saúde, atrapalhando nossas atividades cotidianas, como assistir um filme ou mesmo na produtividade no trabalho. “Zumbido tem cura, mas é preciso antes de tratar, se prevenir. Consumir álcool e cigarro com moderação é o primeiro passo para isso”, explica.

Outro problema condicionado pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e que começa pelo sistema auditivo é a perda de equilíbrio. Para que o corpo se mantenha equilibrado, a primeira estrutura a trabalhar são os “canais semicirculares”, localizados na parte interna do ouvido. Eles são cheios de líquido que balança quando giramos a cabeça, movimentando os cílios que revestem internamente os canais. Estes cílios enviam impulsos nervosos para os núcleos ventriculares que se comunicam com o cérebro, permitindo que o corpo se localize dentro do espaço. A embriaguez, variando de pessoa para pessoa, faz com que essa comunicação falhe.

A perda do equilíbrio pode gerar vários problemas ao ser humano, que podem levar até a morte em caso de acidentes.
Misturar álcool com direção, por exemplo, é a principal causa dos acidentes de trânsito no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 1 a cada 5 acidentes de trânsito são causados pela embriaguez. Dirigir alcoolizado causa perda de equilíbrio e noção daquilo que estamos fazendo.  

É como alerta a Dra. Rita Guimarães: A falha momentânea da função de um órgão pode perturbar todo o funcionamento do resto. Por isso atenção ao quanto de álcool se ingere. Álcool e direção nunca combinam.

Comentários