Conheça como prevenir problemas auditivos na infância


Surdez é um problema grave em qualquer momento da vida, mas na infância pode ser ainda pior pois atrapalha na socialização com outras crianças, além do aprendizado. Afinal, para conseguir se comunicar normalmente é preciso saber ouvir. Por isso, os pais devem ficar atentos às formas de prevenção contra a surdez infantil.

Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista, explica que a surdez pode estar presente ao nascimento ou adquirida durante a infância . “Em casos onde a criança já nasce com surdez é possível que seja por hereditariedade, ou congênita por doenças maternas. Doenças na mãe podem passar para o bebê como a sífilis. ”, explica Rita.

Depois do nascimento, é preciso ficar atento também às otites de repetição, meningite, caxumba e sarampo. A surdez pode ser uma complicação.

Outro risco de perda de sus na infância é a exposição a ruídos intensos e por longos períodos de tempo.

A prevenção começa já no pré-Natal. Dra. Rita Guimarães reforça a importância da vacinação da mãe contra doenças como  rubéola.

“O teste da orelhinha é indispensável e obrigatório para todos os recém-nascidos pois detecta surdez já ao nascimento e orienta o tratamento precocemente. ”

Além disso, é preciso que a criança não perca o calendário de vacinas contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola e meningite.

Outro cuidado envolve a exposição em locais com muito barulho e o uso incorreto e abusivo de fones de ouvido. “O ouvido de uma criança é mais sensível, a exposição a sons altos e  pode comprometer ainda mais do que em um adulto”, completa Rita.


Comentários