No Dia Internacional da Mulher vamos analisar por que as mulheres têm mais tontura?

Entenda a relação entre tontura e ciclo hormonal

A tontura é comumente conhecida como uma sensação onde todos os objetos à sua volta, provocando desequilíbrio. Esse problema afeta cerca de 20 a 40% da população ao menos uma vez na vida, mas pode ser mais incidente entre os mais velhos e ainda mais entre mulheres. A vertigem, um caso mais grave de tontura, está presente em mais de 80% dos idosos atendidos em ambulatórios geriátricos, afetando de três a quatro vezes mais mulheres do que homens.

Dra. Rita de Cássia Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista, explica que a maior incidência em mulheres por conta da variação do ciclo menstrual mensal, essas variações de hormônios podem causar algumas doenças como cansaço, enxaqueca ou tonturas. “O equilíbrio corporal está integrado pelos olhos, receptores como músculos e articulações, além do labirinto, qualquer problema em uma dessas partes já compromete o equilíbrio do nosso corpo”.

A variação hormonal no ciclo menstrual também influencia no funcionamento do labirinto, o que agrava a tontura, pois a coleta de sódio e água que acontece durante a menstruação pode ter sintomas similares à doença de Menière - outro distúrbio no ouvido interno, onde os sintomas compreendem tontura, vertigem, perda de audição e zumbido.

O diagnóstico, assim como o tratamento posteriormente devem ser feitos o quanto antes. Números indicam que as tonturas diminuem consideravelmente ou se curam sem tratamento apenas em 17% dos casos. Aplicação de remédios como Dimenidrato, Betaístina ou Hidroclorotiazida contribuem para a melhora do paciente, por isso é preciso sempre se consultar com um otorrinolaringologista.


Comentários