Sente crises de tontura regularmente?

Tontura é um sintoma que acontece ocasionalmente, quando estamos passando mal, por exemplo por pressão arterial baixa, falta de açúcar no sangue e crises de ansiedade. Porém, se você vivencia episódios de tontura rotatória e de repetição, é sinal de que algo está errado e muito provavelmente seu labirinto está doente.
Não se pode ignorar um problema que persiste em aparecer, pois é a forma que seu corpo mostra a necessidade de ir ao médico e cuidar de sua saúde. Quem costuma ter tontura de tempos em tempos pode estar sofrendo com a VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna).
A VPPB é a doença labiríntica mais comum. Os cristais do labirinto de deslocam e desencadeiam vertigem em posições específicas da cabeça. Ao deitar, virar ou levantar da cama, erguer ou abaixar a cabeça por exemplo.
Durante as crises de vertigem, causadas pela VPPB, o paciente pode sentir náuseas porém, é comum que entre os episódios não existam outros sintomas. Durante o dia as tonturas não aparecem.
Seu diagnóstico é feito através da consulta médica e exame otoneurológico. A VPPB é uma doença biomecânica e manobras posicionais do paciente permitem saber qual o labirinto afetado.
O tratamento não inclui medicamentos. É realizado no momento da consulta através de movimentos da cabeça que reposicionam os cristais para o local certo do labirinto e cessando os episódios de vertigem.

Comentários