Tontura é sintoma de quê?

Tontura é o segundo sintoma em busca de consultas médicas perdendo apenas pelo sintoma dor. Porém é preciso que o sintoma seja estudado a fundo, pois pode significar uma extensa gama de problemas.
A pré síncope e síncope ocorrem por diminuição do fluxo sanguíneo cerebral e provocam tontura, mal-estar, escurecimento visual e sensação de desmaio. Causas comuns são hipotensão postural, remédios anti-hipertensivos, causas cardíacas e reflexo vasovagal. Uso de múltiplos medicamentos podem ser a causa de tontura, pre síncope e até quedas nos idosos.
A diminuição da taxa de glicose no sangue conhecida como hipoglicemia e alterações vasculares como anemia também provocam tontura. O controle das oscilações da glicose e a correção clínica da anemia interrompem o sintoma.
Tonturas rotatórias em crises com náuseas e vômitos costumam ser de origem labiríntica. Vertigem posicional, neurites e doença de Ménière são as principais causas.
Importante lembrar que a tontura pode ser um sintoma inicial e isolado  em acidente vascular cerebral (AVC) e por isso deve ser sempre investigada. Outro quadros neurológicos também cursam com o sintoma tontura. É o caso Da Doença de Parkinson e Esclerose Múltipla.


Comentários