Cinetose


Enjoo de movimento (cinetose): homeopatia ou medicamentos, qual é o mais  eficaz?

Doença causada pela movimentação durante viagens

Quando se vê pais viajando com os filhos, é comum relatarem que os filhos sentem enjôos durante a viagem, seja de carro, ônibus, avião ou qualquer outro meio. Por isso, é frequente, depois desses relatos a compra de Dramin, remédio que trata enjôos, vômitos e náuseas. 


Mesmo sabendo que a automedicação é contraindicada pelos médicos, os pais insistem em medicar seus filhos achando que por se tratar apenas de ânsias e sintomas não tão graves, não há problema em usar medicamentos sem a prescrição de um especialista. Entretanto, o que muitos acham banal, o constante enjôo e sintomas de náuseas em crianças e pessoas adultas, geralmente se trata de uma síndrome chamada Cinetose.


Para que o corpo consiga se orientar, o sistema nervoso central combina as informações transmitidas pela visão, pelo tato e pelo labirinto. Contudo, se houver conflito no registro dessas informações, ele pode reagir desencadeando a cinetose, segundo explica o professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e otorrinolaringologista no Sírio-Libanês, o dr. Maurício Malavasi Ganança.


Esse mal do movimento é incômodo de modo que gera muito mal estar e afeta a qualidade de vida, impedindo pessoas de conseguirem viajar com tranquilidade e sem maiores preocupações. Não só isso, a cinetose também se manifesta em algumas ações que fazemos com o nosso corpo, gerando tontura, enjôo e até mesmo outros sintomas. 


Essa perturbação no sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio, acomete, segundo a Associação de Transtornos Vestibulares dos Estados Unidos, entre 25 e 40% da população. Muito comum e com muitas restrições, a cinetose deve ser corretamente diagnosticada para que seja devidamente tratada. O exame é feito por um médico otorrinolaringologista que geralmente utiliza como método de teste o videonistagmografia ou videoteste de impulso cefálico, que permite avaliar se há ou não comprometimento da função vestibular. 



Comentários