Dia Nacional dos Surdos - 26 de Agosto


No dia 26 de Agosto, celebramos o dia Nacional dos Surdos. Apesar de muito evitada, a surdez é uma condição que acomete 5% da população brasileira. Ou seja, mais de 10 milhões de brasileiros são surdos. Por isso, é uma condição que merece atenção e cuidado, principalmente ao que se refere à inclusão e as precauções.
Nas escolas, lugares públicos, locais de trabalho, pessoas que são portadoras da surdez podem se sentir deslocadas, e além disso, podem não conseguir se comunicar bem. A audição é um sentido extremamente importante para cada pessoa: evita acidentes, faz a comunicação viável, entre muitos outras coisas. Desse modo, uma pessoa surda pode ter várias dificuldades diárias quando não inclusas do modo correto na sociedade. Um modo de facilitar e ajudar nessa inserção é a  propagação da Língua Brasileira de Sinais.  De vital importância para a comunicação de pessoas surdas e mudas, o ensino de Libras deve ser difundido entre os estudantes do país, aprimorando ainda mais as condições de igualdade prevista a todos em constituição.
A respeito das precauções, deve ser também alertado a todos sobre causas frequentes que podem levar à surdez. Além da de nascença e hereditária, a surdez pode vir a decorrer de fatores que determinamos durante a nossa vida. Por isso, devemos tomar alguns cuidados simples com a nossa audição que podem prevenir essa condição:
Cuidados com fones de ouvido com sons maiores de 85dB;
Cuidados com sons altos no trânsito e no dia a dia;
Se sempre exposto a ruídos, utilize EPI´s;
Não coloque objetos no ouvido (principalmente as crianças);
Tenha as vacinas do seu filho, principalmente as de Sarampo e Caxumba, sempre em dia.
Se sente algum desconforto auditivo como zumbidos ou perdas e dificuldades para ouvir, procure imediatamente um otorrinolaringologista de confiança para que sejam tomadas as medidas cabíveis necessárias.

Comentários