Emissões Otoacústicas Teste da Orelinha

Teste da Orelhinha | EOA | Otorrino em Ribeirão Preto

Comumente conhecido por “Teste de Orelinha” e feito juntamente com o “teste do pezinho” e o teste da “linguinha”, o exame de Emissões Otoacústicas consiste em colocar um pequeno fone no ouvido na criança que emite sons para a cóclea, que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos para o cérebro.


O teste, que está desde 2006 sendo ofertado pelo SUS é extremamente importante para o diagnóstico precoce de possíveis doenças auditivas, que, se tratada cedo pode ser totalmente curada. Então, não é avaliado o simples ato de ouvir ou não. As crianças são submetidas a esse teste para que se possam tomar as devidas atitudes necessárias caso dê negativo. Nessa situação, a criança é encaminhada a um médico otorrinolaringologista que deverá avaliar se é ou não necessário o uso de aparelho auditivo, um possível implante coclear, entre outros. 


Indolor, o exame é feito com o bebê dormindo e geralmente é feito nos 2 ou 3 primeiros dia de vida da criança. Nele, o médico avalia se há alguma perda auditiva ou algum problema relacionado à audição.


Caso o bebê não passe no “teste da orelinha”, deverá ser imediatamente encaminhado a um otorrinolaringologista de confiança que decidirá os procedimentos necessários para que a criança tenha uma boa qualidade auditiva, e assim, de vida.


Comentários