GIPZ informa e estimula pacientes


Na última sexta feira, dia 9 de novembro, foi realizado mais um encontro do GIPZ (Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido) no Anfiteatro de Otorrinolaringologia no anexo B do Complexo Hospital de Clínicas de Curitiba (CHC-UFPR), onde profissionais e pesquisadores se reuniram das 14h às 16h para falar sobre zumbido para pessoas que possuem esse sintoma.
Com o objetivo de informar as causas e estimular os pacientes a procurarem um especialista para serem diagnosticados, a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, que é responsável pelo grupo, apresentou informações sobre como realizar a terapia sonora para o zumbido.
Segundo a especialista o zumbido afeta aproximadamente 28 milhões de brasileiros e é um sintoma que pode ser causado por diversas doenças que atingem a audição. “Esse sintoma prejudica a qualidade de vida do indivíduo e seu relacionamento com os mais próximos, uma vez que o desconforto afeta o humor ou até mesmo deixa a pessoa sensível a sons”. A Dra afirma que a função do médico é diagnosticar, desmistificar e orientar o paciente a evitar o silêncio.
Ainda contando com a participação da Audiologista Izabella Pedriali, dos Ortodontistas  Gerson Köhler e Juarez Kohler e da  Psicóloga Daniela Matheus, que também fazem parte do GIPZ, diversas dúvidas sobre causas, exames e tratamentos foram esclarecidas.
A terapia sonora para zumbido pode ser feita com sons ambientais, aparelhos auditivos, geradores de som, entre outros. Contudo evitando o seu mascaramento. Essas estratégias promovem filtragem e diminuição ou abolição da percepção do zumbido.
No próximo dia 30 será realizado o último encontro do ano de 2018. Nele será feito um resumo de todas as reuniões anteriores, recapitulando tudo que os pacientes aprenderam sobre o tema. Todos esses encontros são gratuitos e acontecem de março a novembro na primeira sexta feira do mês.

Comentários