"Novembro Laranja": a hora de voltar à atenção aos problemas auditivos



O mês serve como um alerta para a população entender sobre a importância da prevenção dos problemas que envolvem a audição.
Nos dias 10 e 11 de novembro serão comemorados, respectivamente, o “Dia Nacional da Prevenção e Combate à Surdez” e “Dia Nacional de Alerta ao Zumbido”, duas datas integrantes do “Novembro Laranja”, ação que, assim como o “Outubro Rosa”, possui o objetivo de chamar a atenção da população para a realidade crescente de uma enfermidade, - nesse caso, os problemas auditivos.
É considerada surdez a ausência ou diminuição considerável do sentido da audição, e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 10 milhões de surdos - e ainda, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, de três a cinco já nascem com deficiência auditiva. 
Segundo a Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista e Otoneurologista de Curitiba, PR, a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. “E as ações que acontecerão nesse mês são importantes para nós mostrarmos à população a importância do diagnóstico precoce e dos tratamentos dos mais diversos problemas auditivos”, comenta a especialista.
Rita comenta que a surdez pode se desenvolver de diversas maneiras. Quando genética, pode ser detectada nos primeiros dias de vida - e tratada com sucesso. “O teste da orelhinha é um exemplo disso: exame rápido, obrigatório e indolor, ele pode resgatar a audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida da criança”, enfatiza a doutora dando ênfase a importância deste Novembro Laranja que faz parte da Campanha de alerta ao.
Já na terceira idade, após os 65 anos é a época em que são mais comuns os problemas auditivos devido envelhecimento natural dos órgãos. “Existem diversos tratamentos feitos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a perda auditiva. Dentre as técnicas utilizadas para reverter os problemas de surdez existe o implante coclear, que é um dispositivo eletrônico colocado por meio de cirurgia no ouvido interno do paciente, que tem suas fibras nervosas estimuladas. Outro dispositivo, externo, capta os sons através de um microfone e, após a interpretação da informação no cérebro, o paciente consegue detectar e saber a direção dos sons, além de ouvir barulhos” resume Rita. Porém, a especialista ressalta que a primeira escolha para tratar a perda auditiva – depois do diagnóstico correto – são os aparelhos auditivos, que ajudam tanto na reabilitação da perda auditiva quanto na melhora do zumbido - o implante coclear é outra opção, que pode ser indicado de acordo com o tipo e grau de perda auditiva, tanto para bebes e adultos quanto para idosos.
A especialista comenta que existem muitos mitos e desinformações sobre surdez, “várias pessoas dizem – sem saber - que não há nada o que se pode fazer para surdez. É um mito. Sempre há alguma coisa a se fazer, a grande maioria das pessoas podem sim ser ajudadas, e o ‘Novembro Laranja’ é uma ação que possui o objetivo de mostrar isso à população” exalta.

Comentários