Problemas de equilíbrio: como tratar


Desde enxaquecas ao uso de substâncias, são muitas as causas da perda de equilíbrioé preciso ficar atento

O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se da integração entre sensores de movimento, visuais, de postura e movimento. 
Alguns problemas podem afetar esse equilíbrio e por isso devem ser tratados assim que diagnosticados.
A Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista explica que os distúrbios do equilíbrio aparecem em caso de falha de um dos órgãos que ajudam o corpo a manter o seu equilíbrio. Geralmente se trata de um desajuste no ouvido interno: doença de Ménière, enxaqueca labiríntica, vertigem posicional paroxística benigna (doença dos cristais do labirinto), neurite vestibular.
Os distúrbios de equilíbrio e tonturas também podem ser causados por perturbações da visão, alterações motoras, diminuição da sensibilidade da planta dos pés, uso de álcool e de drogas, cinetose - conhecida como enjôo ou mal do movimento - ou até certas drogas cujos efeitos secundários têm uma influência sobre o sistema nervoso. Condições mais raras, como uma lesão nos nervos do pescoço, um tumor do cerebelo, traumatismo craniano ou a esclerose múltipla também pode causar distúrbios de equilíbrio.
Com tantas causas que comprometem o equilíbrio, o tratamento prescrito deve ser diferenciado para cada causa, com a qual está associada. São possíveis vários tipos de tratamentos, dependendo do caso, desde medicamentos nas crises agudas de vertigem, reabilitação com exercícios para o equilíbrio do corpo e em raros casos a cirurgia, até realizar a cirurgia. Dra. Rita ainda complementa informando que o termo labirintite deve ser abandonado. A labirintite é uma doença grave e rara. Quando sentimos tontura ou vertigem existem outras doenças labirínticas bem mais frequentes e de mais fácil tratamento.
“O distúrbio do equilíbrio pode estar sujeito a ações preventivas”. Controle de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes, evitar o abuso de doces e jejum prolongado, dormir bem, manter atividade física regular são medidas que colaboram para manter o equilíbrio do nosso corpo.

Comentários