O que pode causar zumbido? GIPZ - Maio 2019







Reunião do GIPZ em maio discute causas e formas de diagnóstico do zumbido



No dia 10 de maio, a GIPZ vai realizar uma reunião explicando as causas e o diagnóstico do zumbido no ouvido, com participação da Dra. Rita Guimarães e da fonoaudióloga Isabella Pedriali, o tema é “Zumbido: causas e diagnóstico”. O Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido realiza todo ano a integração entre a otorrinolaringologia e outras áreas da saúde a fim de discutir as razões envolvendo o zumbido e suas causas, a reunião deste mês vai tratar sobre as causas e como descobrir a razão desse sintoma.

Zumbido é um problema que afeta quase 20% da população brasileira, esse número pode subir até 35% em pessoas. O diagnóstico da tinnitus logo cedo é muito importante para buscar o melhor tratamento. A sensação de chiado, apito, cigarra ou cachoeira incomoda a quem possui esse sintoma, mesmo quando se está em locais silenciosos, a ponto de durar o dia todo.

Dra. Rita, especialista em otorrinolaringologista e otoneurologia, explica que o zumbido é causado por lesões no interior do ouvido, como música alta, infecções, causada por remédios, traumatismo e até pelo envelhecimento natural. Rita ainda ressalta a importância do diagnóstico rápido no tratamento do zumbido. “O médico vai fazer a avaliação dos sintomas observando o tipo de zumbido, o tempo que dura e o que pode incluir como tontura, desequilíbrio ou palpitações”.

A Dra. Rita Guimarães juntamente com a fonoaudióloga Isabella Pedriali serão as palestrantes do evento que ocorre no dia 10 de maio, sexta-feira, às 14 horas, no anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR. A entrada é gratuita.

Serviço: Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido - GIPZ

Local: Anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 5º andar, Anfiteatro de Otorrinolaringologia.

Data: 10 de maio de 2019.

Horário: Das 14 às 16 horas.

Contato: (41) 99216-9009.

O evento é gratuito.

Comentários