A desagradável Vertigem



Na terceira idade a saúde é mais frágil e precisa de cuidados especiais. Qualquer sintoma que indique alguma alteração no organismo exige o acompanhamento médico, impedindo a progressão da enfermidade. A vertigem, por exemplo, é um sintoma que muitas vezes é negligenciado nas primeiras crises e a ausência de tratamento piora o quadro. “Esta condição é um tipo de tontura e está ligada aos distúrbios que afetam um órgão do ouvido chamado labirinto, comprometendo a audição e o equilíbrio corporal”, explica a Otorrinolaringologista e Otoneurologista, Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães.

Dos casos de vertigem, um terço são representados pela denominada Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) - caracterizada por episódios de tontura rotatória que é desencadeada por determinados movimentos da cabeça. Os mais comuns são os movimentos de rotação para um lado e para o outro quando o indivíduo está deitado, se levantando, inclinando o corpo para baixo ou fazendo uma hiperextensão da cabeça – movimento de olhar para cima. “Este tipo de vertigem é mais comum em idosos. Dentro deste nicho, as mulheres são as mais afetadas”, ressalta a médica.

A duração de cada episódio de vertigem rotatória é curta e dura no máximo um minuto. As crises começam logo após o indivíduo assumir uma nova posição e no início a intensidade é menor, aumentando até o nível máximo e então o corpo volta ao normal. Segundo Rita, traumatismos cranianos, infecções e degeneração podem estar relacionados com a VPPB. “Não há queixas de perda auditiva, zumbido ou sensação de ouvido cheio. A VPPB também pode surgir de forma espontânea no idoso e em alguns casos pode ser associada à doença de Ménière e a enxaqueca”, afirma.

Rita esclarece que dentro do ouvido há a presença de otólitos, nome dado aos cristais de carbonato de cálcio, que ficam localizadas dentro de câmaras no ouvido interno. Os fragmentos destas partículas se deslocam para os canais ou se fixam na cúpula, uma estrutura gelatinosa do labirinto. “Ao mudar a posição da cabeça estes fragmentos estimulam excessivamente as células sensoriais do labirinto, provocando a vertigem”, aponta a especialista.

Para o diagnóstico, é necessário fazer alguns testes de posicionamento, como a manobra de Dix-Hallpike, na qual o médico movimenta a cabeça do paciente para observar as respostas de movimentos dos olhos. O paciente ainda deve passar por uma avaliação otoneurológica, com testes audiológicos e vestibulares como a videonistagmografia, teste do impulso cefálico e em alguns casos ressonância magnética e tomografia computadorizada. “A vídeonistagmografia é um sistema de análise computadorizada dos movimentos oculares e o teste do impulso cefálico com registro dos movimentos dos olhos através de pequenos e rápidos movimentos da cabeça. Esses testes são amplamente utilizados para avaliar alterações do equilíbrio corporal”, observa.

Esta tecnologia permite a localização da lesão e a identificação da causa do problema de uma forma mais eficaz e ágil do que outras estratégias. “Os cálculos são feitos automaticamente, facilitando o diagnóstico. Esses aparelhos estão disponíveis para avaliar os distúrbios que afetam o equilíbrio corporal nos meus pacientes, facilitando o seu diagnóstico e tratamento”, conta Rita, mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O tratamento da VPPB varia conforme o caso e as condições de saúde do paciente. Existem manobras de reposicionamento específicas para cada tipo de VPPB que serão efetuadas pelo médico. “Mesmo sendo considerada uma condição benigna, a VPPB causa desconfortos muito desagradáveis e deve ser tratada para não prolongar o sofrimento do paciente e causar incapacitação para as atividades de vida diária”, finaliza Rita, responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFPR.

Comentários