O que é Zumbido?



O zumbido, caracterizado como um som que surge na cabeça ou nos ouvidos sem a presença de uma fonte externa, é um sintoma que pode ser desencadeado por mais de 200 fatores diferentes (relacionados ao ouvido, problemas cardiovasculares, psicológicos, neurológicos, questões odontológicas, medicamentos e alterações metabólicas) e traz prejuízos a saúde. “O zumbido tem como causa mais frequente a perda auditiva”, ressalta a Otorrinolaringologista e Otoneurologista, Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães.

Ter hábitos sedentários, vícios como o consumo de tabaco e álcool, alimentação inadequada e exagerar na ingestão de açúcar, sal, cafeína e chás pode aumentar os riscos do surgimento do zumbido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com o problema, sendo a maioria dos pacientes idosos – um terço das pessoas com mais de 65 anos se queixam do sintoma. “Estimativas revelam que 15% dos pacientes sentem incômodos com o zumbido e 5% tem o chamado ‘zumbido incapacitante’, que compromete a vida profissional, social e a saúde como um todo”, enfatiza Rita.

O diagnóstico do zumbido é cauteloso. O primeiro passo é fazer uma investigação criteriosa do caso com um otorrinolaringologista especialista no assunto. Após a identificação da causa, é feita a indicação do tratamento - que pode ser interdisciplinar. “O zumbido pode ser causado por mais de um fator e muitas vezes é necessário o acompanhamento de diferentes profissionais. Existem vários tipos de tratamento e certamente haverá uma grande melhora na qualidade de vida do paciente e o zumbido será amenizado”, observa a otorrino.

A melhora no zumbido também depende do grau de informação do paciente. “Quanto mais se sabe sobre o problema, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, finaliza Rita.

Comentários