Tudo em excesso prejudica



A perda auditiva é uma condição natural – perde-se conforme o passar dos anos, mesmo que, em sua maioria, as pessoas a percam ainda durante a idade ativa, por problemas auditivos antes da meia idade.

Otorrinolaringologista e mestre em cirurgia clínica, a Dra. Rita de Cássia, nos explica que uma das causas mais comuns da deficiência auditiva é a exposição prolongada a ruídos - dentre eles, principalmente, se encontra o som forte, com ou sem uso de fones de ouvido, que pode levar a pessoa a adquirir diversos graus de surdez.

Os fones de ouvido transmitem altos níveis de vibração sonora (decibels). Em censo, cerca de 28,8% de adolescentes brasileiros (os usuários mais frequentes) já possuem zumbidos –percepção de som sem uma fonte sonora externa -  em níveis comparados a adultos. “A probabilidade destes, ao entrarem em um contato prolongado com elevados níveis de ruídos, apresentarem problemas auditivos já aos 30 ou 40 anos é enorme”, explica Rita. Em geral, no Brasil estima-se que, ao menos, 15 milhões de pessoas já sofrem com algum tipo de perda auditiva ao entrar em contato com barulhos intensos.

Para os fones, a solução não é aboli-los, mas sim, usa-los com moderação, sem o exagero no volume do aparelho – como explica a otorrino.  “É preciso que escute o som e, ao mesmo tempo, o que está a sua volta, no máximo até 60% da potência do aparelho”, orienta a especialista. O modelo que cobre toda a orelha é o mais recomendado para fones e sempre nas duas orelhas, então opte em usar este.

“Essas dicas são importantes para cuidar de sua audição e proteger seus ouvidos. Fique atento ao tempo de exposição ao som alto. A regra é 60/60: para cada 60 minutos de uso dos fones 60 minutos de descanso auditivo, finaliza Rita.

Comentários