Movimentos musculares e a percepção do Zumbido


No Brasil, a cada 100 habitantes, 17 sofrem com zumbido. O ruído, percebido nos ouvidos ou na cabeça, é um sintoma de alguma doença ou distúrbio que está afetando o organismo. Os movimentos que contraem a musculatura, principalmente na região da cabeça e do pescoço, afetam o zumbido de 10% dos pacientes. O barulho é causado pela interação dinâmica de centros auditivos e não auditivos do sistema nervoso, como o sistema somatossensorial, responsável pelo envio de dados ao cérebro sobre as sensações físicas.
Essa, dentre muitas questões, são temas dos encontros do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido (GIPZ), de Curitiba, coordenado pela otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.
Quando o paciente passa por momentos de nervosismo, estresse ou exposição prolongada a ruídos, as contrações musculares favorecem a percepção do zumbido e o paciente se queixa que o barulho está ‘mais alto’. Mas, na realidade, o zumbido não sofre alteração de volume, é o cérebro que dá mais atenção ao ruído e a pessoa passa a percebê-lo com mais intensidade. Sem filtrar o zumbido, seus estímulos ficam constantemente nas vias auditivas, causando a impressão de que ele está mais forte.
As contrações musculares podem alterar os sons nas vias auditivas até mesmo de pessoas que não tem zumbido. Isto acontece quando as vias auditivas estão sobrecarregadas pelo fato dos sinais de mais de um sistema estarem sendo enviados por um mesmo canal. Ao contrair os músculos do rosto, cabeça, pescoço ou outras partes do corpo, a pessoa percebe as modulações. Os pacientes com zumbido podem percebê-lo mais ou menos dependendo da movimentação. Os movimentos também podem desencadear o sintoma.
Os pacientes com zumbido somatossensorial, relacionado aos músculos, normalmente apresentam zumbido unilateral, audiometria simétrica e tensão muscular. Entre as estratégias de tratamento estão alongamento, massagem e dicas para soltar os músculos e evitar que eles fiquem presos. “O diagnóstico deve ser feito por um especialista em otorrinolaringologia. O profissional deve identificar a causa do zumbido e indicar o tratamento correto com acompanhamento interdisciplinar", destaca Rita.

Comentários