Como a dieta influencia na saúde dos ouvidos? Que tipo de dieta é essa?


Os alimentos podem afetar o sistema auditivo de maneira positiva, negativa, direta ou indireta. Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, água, fibras e pobre em alimentos industrializados, contribui para a saúde da audição. Os nutrientes mantêm as estruturas auditivas saudáveis e o corpo como um todo.
Quando a dieta é inadequada, com o consumo em excesso de açúcar, sódio, gorduras, cafeína e teína, por exemplo, há danos diretos nos ouvidos, com a degeneração de células auditivas e o desencadeamento de diferentes sintomas e doenças.
O organismo deve ser visto como um sistema integrado, por isso doenças e problemas em outras regiões, como diabetes e hipertensão, também podem afetar os ouvidos. O excesso de sódio afeta a circulação e favorece a hipertensão. Este desequilíbrio na circulação sanguínea afeta os ouvidos, pois existem vasos que carregam o sangue com nutrientes até a região. As estruturas auditivas são delicadas e as alterações no sangue podem afetá-las e provocar danos irreversíveis.

Comentários