Em geral, quais os cuidados se deve ter com os ouvidos?


Os cuidados devem ter início na infância e serem constantes em todas as idades. A prevenção é a forma mais eficaz de preservar a saúde auditiva. A exposição a barulhos intensos é uma das causas mais frequentes de deficiência auditiva e há inúmeras maneiras de prevenir os danos causados pelos ruídos, mas poucas para reverter às lesões.
Entre as principais recomendações estão o uso de protetores auriculares quando a profissão exigir a permanência em locais barulhentos; evitar o uso de fones de ouvido; e controlar a altura da televisão, do rádio e do computador, dando sempre preferência aos níveis mais baixos. Ficar próximo a fogos de artifício, caixas de som em casas noturnas e andar com o rádio do carro no último volume afeta a audição e pode causar traumas para o resto da vida nos ouvidos.
Os cuidados com a saúde geral também são fundamentais. Frutas, verduras e legumes devem estar presentes em todas as refeições para fornecer os nutrientes que o corpo precisa. A combinação com carnes magras, muita água e outros hábitos saudáveis como a pratica de exercícios físicos é perfeita para a saúde.
Deve-se evitar o uso das hastes flexíveis de algodão para limpeza dos ouvidos, pois elas podem machucar a sua parte interna. O ideal é secá-los com uma toalha até onde o dedo indicador possa alcançar. A cera presente no canal auditivo é muito importante, pois é responsável pela limpeza, lubrificação e proteção do dos ouvidos contra bactérias, fungos e insetos.

Comentários