Quais alimentos não são indicados a serem ingeridos? Por que?


É importante salientar que não há uma proibição na ingesta de determinados alimentos, com exceção de casos específicos. É recomendado evitar a ingestão de doces, bolachas recheadas, salgadinhos, embutidos, enlatados, congelados e outros itens ricos em açúcar e sódio. A alimentação deve ser equilibrada, com a presença de alimentos de todos os grupos alimentares em sua proporção ideal.
O açúcar e o sódio desequilibram o líquido, chamado de endolinfa, que preenche uma das estruturas do ouvido interno, o labirinto, afetando o correto funcionamento da audição. A endolinfa é responsável pela manutenção dos níveis adequados de electrólitos, como potássio, cloreto e sódio. O consumo excessivo de sal desequilibra o nível da endolinfa.
O açúcar é transformado em glicose pelo organismo e a oscilação de seus níveis no sangue prejudica o transporte de nutrientes para os ouvidos.
O açúcar e o sódio também contribuem para a degeneração das células auditivas. Ao morrer, estas células não são repostas pelo organismo e a audição vai sendo comprometida com o passar do tempo.
Outra consequência da ingestão em excesso de açúcar e sal é o desencadeamento de zumbido ou a intensificação da sua percepção e o surgimento da doença de Méniere, distúrbio que prejudica a audição e o equilíbrio corporal.
O excesso de gordura, cafeína e teína, presente principalmente no chocolate, café, refrigerantes a base de cola, chá preto, chá verde e chimarrão, também está relacionado aos danos à audição e pode interferir negativamente no zumbido.

Comentários