Como é a Doença de Menière?

A Doença de Menière é uma desordem otoneurológica labiríntica, ou seja, que acontece no ouvido interno e pode causar vertigem, zumbido, perda auditiva e pressão na orelha. 
Pacientes que são acometidos pela doença costumam ter crises onde piora o zumbido, abafa a audição seguido de vertigem severa. Tudo roda por minutos ou horas e depois acalma. Essas crises podem ser frequentes limitando as atividades do dia a dia.
É a doença mais caprichosa da Otoneurologia. Não existe uma causa única mas sabe-se que está relacionada a fatores genéticos, autoimunes e enxaqueca. 
Tem caráter progressivo e pode comprometer uma ou ambas as orelhas. Nos piores casos, o paciente tem perda auditiva significativa e pode sentir desequilíbrio na maior parte do tempo.
O diagnóstico da doença de Ménière é clínico com a consulta médica otoneurológica, exames de audição e do equilíbrio corporal. O tratamento inclui medicamentos para estabilizar e conter as crises de vertigem e a flutuação auditiva e ainda reabilitação da audição e do equilíbrio.

Comentários