Você sabia que alterações visuais podem ser sintomas de um problema no labirinto? Isso acontece pois ambos, olhos e labirintos (ouvidos internos) trabalham juntos para focar as imagens quando movemos a cabeça.  
Quando viramos a cabeça para um lado os olhos se movem em sentido contrário com a mesma velocidade o que mantém a imagem nítida na retina dos olhos.
Se um dos labirintos for lesado, ao virarmos a cabeça, o labirinto doente envia menos estímulos para os olhos comparado com o labirinto bom. Isto provoca um atraso no movimento ocular e sentimos a tontura. 
Conforme o tipo e grau do comprometimento labiríntico podemos ter tontura rotatória,  sensação de imagem quadro a quadro, borramento visual, sensação que as imagens balançam, desencadeados pelos movimentos da cabeça.
Para complicar um pouco mais a tontura se intensifica com estímulos visuais tais como rolamento de imagens no computador e no celular, em locais com padrões visuais complexos e iluminados como shopping center e supermercados.
Isto explica o por quê dos pacientes com doença labiríntica evitar se movimentar, manter a cabeça e o pescoço rígidos com medo de sentir a tontura.
As doenças labirínticas agudas e crônicas são facilmente diagnosticadas com a consulta médica e exames do reflexo labirinto-visão e do equilíbrio corporal e o tratamento inclui exercícios personalizados de acordo com a causa do problema.

Comentários