É amanhã, não perca

Qual é a definição do zumbido?
GIPZ volta a ativa em 2020


No mês de março, o GIPZ – Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido, volta a se reunir em 2020, depois de finalizar suas atividades de 2019 em novembro. A reunião está marcada para o dia 6, a primeira sexta-feira do mês, e irá abordar o tema “Definição e causas do zumbido” com a Dra. Rita Guimarães, também coordenadora do grupo.

O zumbido é uma percepção sonora nos ouvidos ou na cabeça, sem uma fonte externa de som. Cada paciente percebe um ruído diferente e uma pessoa pode ter vários fatores que desencadeiam o problema. Cerca de 20% da população se queixa de zumbido e acima de 65 anos um terço das pessoas possuem o sintoma. O barulho é mais percebido no silêncio e em situações de cansaço, preocupação e estresse.
Cerca de 90% dos pacientes com zumbido apresenta perda de audição. Fármacos, doenças da orelha, problemas hormonais, metabólicos, emocionais, odontológicos, fisioterapêuticos, cardiovasculares e neurológicos estão relacionados ao sistema auditivo.

O GIPZ é um grupo que atua há 17 anos na prevenção e tratamento do zumbido, de forma voluntária e gratuita para os participantes, com uma equipe interdisciplinar formada por especialistas em diferentes áreas, como a Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista e otoneurologista, coordenadora do grupo; Izabella Pedriali, fonoaudióloga, Vivian Pasqualin, fisioterapeuta; Gerson Köhler e Juarez Köhler, ortodontistas e ortopedistas faciais e a psicóloga Daniela Matheus.

A reunião acontecerá no dia 6 de março, às 14 horas, no Anfiteatro de Otorrinolaringologia da UFPR. A entrada é franca, só é necessário confirmar presença.

Serviço: Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido – GIPZ.

Local: Anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 5º andar, Anfiteatro de Otorrinolaringologia.

Palestrante: Otorrinolaringologista e otoneurologista Dra. Rita de Cássia Guimarães.

Tema: Definição e causas do zumbido.

Data: 06 de março de 2020.

Horário: Das 14 às 16 horas.

Contato: (41) 99216-9009.

O GIPZ é gratuito.

Comentários