Intolerância a sons é queixa comum entre pacientes com zumbido


A otorrinolaringologista Rita, ressalta que nove em cada 10 pacientes com zumbido tem perda de audição e é importante esclarecer esta relação claramente. "Infelizmente, muitos profissionais que não tem conhecimento suficiente sobre o zumbido disseminam informações incorretas sobre o problema. Entre os mitos mais comuns estão que o zumbido causa surdez e que ele não tem cura. Mas os pacientes podem ficar tranquilos, pois nenhuma destas afirmações são verdadeiras. A verdade é que a perda auditiva aumenta os riscos do surgimento do zumbido", destaca.

Considerada a principal causa de zumbido, a perda de audição deve ser tratada de maneira precoce para otimizar os resultados do tratamento e evitar sequelas. As lesões que comprometem as estruturas do ouvido são irreversíveis e os cuidados com a saúde auditiva são fundamentais em qualquer idade. "O zumbido é um sintoma que denuncia algum problema ou patologia auditiva e distúrbios que prejudicam a saúde em geral, como alterações metabólicas e problemas cardiovasculares. Ele é mais comum em idosos, mas pode surgir em qualquer fase da vida", observa.

Rita explica que a ausência de sons nas vias auditivas estimula o cérebro a perceber com mais intensidade e frequência os ruídos internos do organismo. O zumbido é um som percebido na cabeça ou nos ouvidos sem fonte externa, por isso a perda de audição aumenta a sua percepção. "Na maioria dos casos de pacientes com problemas auditivos e zumbido, é indicado o uso de aparelhos de audição. Eles quebram o silêncio e preenchem os ouvidos com som, ocupando a atenção do cérebro. Desta forma, o zumbido fica em segundo plano e o paciente passa a ter mais qualidade de vida", afirma.

Comentários