Uma nova forma de tratar o zumbido



Desenvolvido pelo audiologist australiano Paul Davis com a intenção de reduzir os efeitos incômodos do zumbido, o Neuromonics começou a ser usado na Austrália em 2001, chegou aos EUA em 2005 e em 2011 foi aceito no Brasil – sendo que cada vez mais centros de tratamento de zumbido e clínicas especializadas nesses assuntos estão adquirindo esse novo tratamento.

O objetivo do Neuromonics é amenizar a perturbação física, mental e emocional que cada indivíduo carrega como resultado de seu zumbido. O tratamento combina uma nova abordagem de estimulação acústica personalizada com aconselhamento e apoio clínico estruturado. Quando bem feito, ele proporciona alívio e redução do zumbido consciente durante as etapas do tratamento. “Resumidamente, o Neuromonics estimula as vias auditivas com a intenção de promover mudanças neurais entre o sistema límbico, relacionado com as emoções,  e as áreas de atenção e percepção consciente dos sons que permitirão com que o cérebro filtre o zumbido e reduza o incômodo causado por ele”, diz Rita.

A Dra. Rita de Cássia, dedica grande parte de seus estudos e consultas para esse assunto e já aderiu a essa nova forma de tratamento não invasiva que pode melhorar de vez a qualidade de vida de indivíduos que sofrem com zumbido.

“Já é comprovado clinicamente que o tratamento do zumbido com a tecnologia Neuromonics reduz a percepção do zumbido e o incômodo causado por ele. De forma não invasiva, o dispositivo cria um som que busca interagir, interromper e dessensibilizar o indivíduo para o zumbido. O estímulo gerado pelo dispositivo é individual, combina música com estímulo sonoro neutro em busca de relaxamento e quebra de comunicação com o sistema límbico”, explica Rita.

Comentários