Terapia educa cérebro a descartar sinal do zumbido



Um avanço da TRT é a Terapia Sonora Neuromonics, que atua com base nos mesmos princípios, porém, tem duração menor – de seis a oito meses -, e é uma terapia personalizada. “A estimulação sonora é feita com músicas e som neutro indicadas de acordo com o perfil auditivo do paciente. Os sons são gravados em um cartão de memória e o paciente deve usar os fones de ouvido especiais de duas a quatro horas por dia, somente nos momentos em que sentir incômodo com o zumbido. O paciente relaxa, sente maior controle sobre o sintoma e tira a sua atenção do ruído”, ressalta Dra, Rita de Cassia.

A TRT é um tratamento que treina as áreas auditivas e não-auditivas do cérebro a filtrar o estímulo do zumbido. O sistema nervoso central é capaz de sofrer alterações funcionais, reorganizando as suas conexões neurais. Esta capacidade, chamada de neuroplasticidade, possibilita a aquisição de novos comportamentos e a reaprendizagem de funções perdidas. “Na TRT o primeiro objetivo é ensinar o cérebro a não reagir ao zumbido. Normalmente, os pacientes relacionam o sintoma com emoções negativas, intensificando a sua percepção, por isso esta fase é muito importante”, observa.

De acordo com Rita, o zumbido é um sintoma de algum distúrbio ou doença. Nove em cada 10 pacientes com zumbido tem como diagnóstico a perda de audição. “O zumbido é um estímulo interpretado pelo cérebro como um som e pode ser causado por fatores relacionados à audição, metabolismo, músculos, questões odontológicas e problemas psicológicos. Após a avaliação e o diagnóstico correto, é feita a correção dos fatores de risco, a reversão das doenças de base e pode haver indicação do uso do aparelho auditivo ou de outras estratégias como a TRT”, aponta.

O tratamento é considerado uma abordagem definitiva, ou seja, quando o cérebro aprende a descartar o estímulo sonoro e memoriza esta ação, o zumbido não será mais percebido. “Em 80% dos casos o resultado é positivo. O paciente recebe orientações sobre o zumbido para desativar a ligação negativa relacionada ao ruído – desta forma ele não é mais considerado uma ameaça - e o enriquecimento sonoro pode ser feito com aparelho auditivo, aparelho de som, implante de ouvido e até mesmo com fonte de água”, ressalta.


Comentários