Jovens: mais cuidado com a audição


Faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas passar horas a fio com o fone de ouvido introduzido na orelha – e, é claro, tocando música alta durante esse tempo. Cientes disso, estudiosos e médicos estão realizando pesquisas nessa área, e os resultados são preocupantes.

Em recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, mais da metade dos adolescentes entrevistados se disseram “dependentes” de fones de ouvidos, e coincidentemente ou não, todos apresentaram três dos principais sintomas de perda de audição: ouvir constantemente zumbidos, aumentar o volume da TV e do rádio e dizer “Hein!?”, “Hã?!” e “O quê?!” durante conversas normais e em ambientes pouco ruidosos.“De vez em quando é normal não conseguir ouvir o que outra pessoa está falando, - principalmente quando é em algum ambiente ruidoso. Porém, isso tornar-se muito frequente, mesmo em ambientes silenciosos, além da possível sensação de audição abafada, de zumbidos e você for um utilizador assíduo de fones de ouvido, saiba que esses são sinais claros de que alguma coisa não está muito bem com sua audição”, explica a Dra. Rita de Cássia.

Uma dica para poder continuar utilizando fones de ouvido sem que eles causem danos no aparelho auditivo é conhecer os modelos disponíveis no mercado. Rita resume: “o Earbud é aquele que fica preso dentro da orelha, mas fora do canal auditivo. Ele não libera toda a sua frequência em volumes baixos – logo, é comum usá-lo nos volumes mais altos. Os fones intra aurais são aqueles introduzidos no canal auditivo. Reduzem o ruído externo, proporcionam uma maior fidelidade sonora e são usados em volumes menos intensos. Já os supra aurais são maiores, possuem uma haste que fica posicionada por cima da cabeça e têm uma almofada, que propicia excelente isolamento acústico, fidelidade sonora e conforto. São os preferidos por profissionais da música, mas não muito práticos para uso em ambientes abertos"

Comentários