Investigação para diagnosticar causa do zumbido é rigorosa




O diagnóstico das causas do zumbido - normalmente o sintoma é provocado por mais de um fator - exige uma investigação completa das estruturas do ouvido, da audição e da saúde geral do organismo. "Na primeira consulta com o otorrinolaringologista, especialista que acompanha o paciente durante todo o processo, são feitas inúmeras perguntas. É preciso saber os sintomas, as doenças presentes, o histórico clínico, se foi feito algum tratamento anterior, se há distúrbios do sono, alterações emocionais, intolerância a sons e como são os hábitos de vida do indivíduo", explica Rita.

O médico faz um exame físico nas orelhas, garganta e nariz e também solicita exames complementares, entre eles os otoneurológicos, os laboratoriais, de imagem e o Ecodoppler (exame do fluxo sanguíneo das artérias). "As avaliações de laboratório incluem hemograma, glicemia, colesterol e triglicerídeos, hormônios tireoideanos, TSH e T4 livre, zinco sérico e reação sorológica a sífilis entre outros. Elas contribuem para a análise de infecções, anemia, metabolismo de carboidratos, gorduras e cereais, fatores relacionados a cóclea e as vias auditivas e outros aspectos", complementa a especialista.

Os exames audiológicos são feitos por um profissional da fonoaudiologia. Segundo Macedo, sem as informações auditivas é impossível fazer o diagnóstico do zumbido. "A cada 10 pacientes com zumbido, nove tem alterações audiológicas, por isso é fundamental verificar a saúde dos ouvidos e da audição. A avaliação audiológica básica é composta pela Audiometria Tonal Limiar, que verifica a menor intensidade que o paciente consegue ouvir, a Logoaudiometria, exame que avalia a capacidade de compreensão da fala e a Imitanciometria, que avalia as condições da orelha média e da cóclea", aponta.

O Limiar de Desconforto Auditivo, que verifica se há intolerância a sons, e a Acufenometria, que avalia a intensidade e a frequência do zumbido, também fazem parte da bateria de exames. Se houver alguma alteração, o paciente é orientado a realizar avaliações complementares. "Algo que sempre deixamos bem claro é que a surdez é uma das principais causas do zumbido, mas o ruído não causa problemas de audição, pois é apenas um sintoma e não uma doença. O tratamento deve focar a eliminação dos fatores que desencadearam o zumbido", enfatiza.

Comentários