11 de Novembro - Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido

Como tratar zumbido no ouvido em casa, de forma natural - Segredos do Mundo



Logo após o dia 10 de Novembro, que é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, foi reconhecido, em 2006, o dia 11 de Novembro como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, pois o zumbido pode ser um alerta para identificar e tratar quem pode vir a sofrer perda auditiva..


Também podendo ser identificado com um “apito”no ouvido, o zumbido pode ocorrer permanentemente ou ocasionalmente após ouvir sons em volume alto por muito tempo. Esse chiado parece ecoar dentro do próprio ouvido da pessoa, principalmente no silêncio. Quando atento, o som pode incomodar mais. Entretanto, existem pessoas que passam o dia todo com esse “apito” e mal o ouvem.


Quando acometida em adultos, o zumbido pode indicar alguma perda auditiva, mesmo que não tão significantes; já em crianças e adolescentes indica uma possível futura perda, pois os zumbidos vêm antes da perda e si.


Para evitar esse incômodo que pode gerar ainda mais problemas futuramente, podem ser tomados alguns cuidados que evitam a perda auditiva, como: 


  • Evitar a exposição contínua a volumes altos como fones de ouvido, baladas, show em que o volume exceda 85dB;

  • Alimentação: Os erros alimentares mais comuns são jejum prolongado, abuso de cafeína, de doces e gorduras.


Caso esteja incomodado com o zumbido intermitente ou constante, procure imediatamente um otorrinolaringologista de confiança para que ocorra o devido tratamento dos sintomas.


Comentários